segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Terapia Ocupacional na Assistência Social



O terapeuta ocupacional, no âmbito de sua atuação, planeja e executa atividades orientadas para a participação e facilitação no desempenho ocupacional e expressivo de pessoas com deficiência, com processos de ruptura de rede, de risco, desvantagem e vulnerabilidade social nos diversos ciclos de vida (COFFITO, 2010).

Como todo terapeuta ocupacional, no SUAS a nossa atuação terá como objetivo oferecer qualidade de vida, autonomia além de inclusão social. Deve-se olhar para os usuários do SUAS de uma forma complexa, não esquecendo a sua subjetividade, as suas questões emocionais e o meio em que está incluída.
Deve-se incluir os usuários em programas e serviços para as suas potencialidades possam ser trabalhadas e assim favorecer a inserção social desse indivíduo.
A terapia ocupacional, ao trabalhar com processos do cotidiano estabelece programas e projetos de ação no diálogo com grupos sociais ou comunidades, e desenvolve estratégias nas quais as noções de atividade e de cotidiano são definidas como instrumentos de emancipação social. Assim, o terapeuta ocupacional é um dos profissionais que pode compor a equipe de referência dos serviços, programas, projetos além de qualificar os processos de acesso aos benefícios de proteção social básica e especial, em atendimento institucional, comunitário e/ou familiar. (ABRATO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário